loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Paternidade e seus aprendizados

Publicado em 09/08/2022

Esse mês a Cooperativa Coletiva completa 3 anos de sua constituição e no mês de agosto é celebrado o dia dos pais.

Por isso, refleti bastante sobre todos os aprendizados que a paternidade me proporcionou através da minha filha, e da nossa cooperativa (que levou 9 meses para sair do papel!). A "gestação" das duas aconteceu simultaneamente em 2019.

E quem já acompanhou uma gestação de perto, deve ter vivido vários sentimentos que vem junto: felicidade, encantamento, ansiedade, insegurança, receio e os medos de não saber se darão conta, como será quando nascer? Entre outros, que caberia outro artigo para falar sobre.

Na constituição de um negócio acontece o mesmo processo, dos medos, de trocar o certo pelo duvidoso, com aquele pensamento que sempre vem "e se não der certo? Eu tenho conta para pagar!".

O que tiro de mais proveitoso de tudo isso é que no final sempre dá certo e a importância de ir com medo mesmo (até porque coragem não é ausente de medo, e sim aceitar o desafio e se aventurar em novas experiências, porque se ficarmos parados, não vamos gerar novos resultados).

Hoje acompanhando o crescimento de minha pequena Isabella no alto de seus 2 anos e 5 meses[MC1] , e vendo o quanto ela se acha independente para várias coisas, faço a correlação com nossa cooperativa que também já caminha, se alimenta bem e cresce dia a dia.

Para concluir minha breve reflexão, trago 3 lições que a paternidade me ensinou nessas duas vivências:

Desafios sempre existirão - Seja no desenvolvimento de um negócio ou no caso de uma filha, normalmente bate insegurança se estamos fazendo da melhor forma - a educação, alimentação, as relações. O que tenho aprendido, se temos a convicção de nossas intenções, vá com medo mesmo, que no final sempre dá certo.

Vamos acertar todas as vezes, é claro que não! Mas se não tentarmos, sempre vai existir o “e se”.

Divirta-se na caminhada - Seja com um pedaço de papel, uma canetinha, um escorregador ou alguma tampa de panela, ela se diverte com qualquer coisa e nós na Coletiva, também, durante um trabalho que é sério, porém muito divertido, nas aulas que ministramos ou nos processos de criação entregamos nosso melhor, isso faz eu perceber a importância de se ter um propósito claro! Pois a vida é isso, se divertir com as pequenas coisas que nos acontecem diariamente, dá sentido à nossa existência.

Esteja focado - Ver a Isa concentrada, para superar uma etapa de seu desenvolvimento (engatinhar, andar, comer sozinha, etc) ou na Coletiva quando temos algum novo desafio (negociação nova, prospect, um projeto inovador) estar em estado de fluxo buscando a excelência é algo que me motiva todos os dias para ser minha melhor versão nas entregas.

Como pode a Cooperativa Coletiva no alto de seus quase 3 anos e a pequena Isabella cheia de personalidade, ensinar tanto, todos os dias, de forma leve, mas muito profunda.

Que sigamos aprendendo com os erros e acertos, nos reinventando e aproveitando os aprendizados da paternidade também para sermos melhores amigos, sócios, profissionais e pessoas, pois o mundo precisa disso e nossos filhos também.

 

Por Luís Caversan, educador, palestrante e diretor vice-presidente da Cooperativa Coletiva