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Em determinada matéria, a Revista Exame trouxe o estudo sobre o mercado da maioria. Além de retratar o cenário de preconceito, o estudo mostrava o quanto podem ser lucrativas empresas diversas. Imediatamente pensei no fato de que as mulheres são minoria nos quadros corporativos de alta gestão de nosso país, mas que tivemos a presença de uma mulher em 1844: uma proba pioneira em Rochdale, que somou força e fé ao cooperativismo. Em 2022, as mulheres representaram 40% dos cooperados ...
Uns chamam de hora da verdade, outros de pós-venda, a questão é que, quando temos um problema com um produto adquirido, esperamos a solução de quem o vendeu. Caso contrário é frustração na certa. Há alguns dias, em uma viagem a trabalho, comprei uma blusa em uma loja onde tenho larga experiência de compra. Felizes experiências. Experimentei, gostei, servia para o que eu precisava, fiz a minha compra feliz. Eis que, uns dias depois, em casa, peguei a blusa para ...
Em certa altura da vida, resolvi empreender. Depois de quase 15 longos anos em uma mesma organização, senti vontade de bater asas e conhecer o mundo. Abandonar gaiolas é condição amedrontadora – e ao mesmo tempo, entusiasmante. Tecnicamente trata-se de buscar novos voos, e novos lugares, carregando o aprendizado acumulado – aquele que dizem ser a única coisa que não se consegue tirar de um profissional. O que eu não tinha consciência? Da pesada perda do sobrenome. Ao longo do ...
Com tanta gente que gosta de falar, mostrar o que sabe, seu vocabulário, se conhecimento técnico, e procura técnicas e técnicas sobre oratória, contação de histórias e sobre como prender o ouvinte ao que está sendo dito, onde de fato encontramos aqueles que sabem e conseguem ouvir com atenção, com o foco no outro, entendimento das limitações e interesse genuíno de doar no momento que está escutando? Talvez tenha chegado o momento de nos dedicarmos mais a escutar à falar. ...
No último dia 20 de junho, tive a alegria de realizar um bate-papo, veiculado ao vivo no Instagram, com o cooperativista Geraldo Trindade – autor do livro Xá Ku Nóis. Dentre as várias temáticas instigantes, uma frase provocativa dita por ele me chamou a atenção: “cooperativismo é coisa de pobre”. Papo direto e reto, para que possamos botar o dedo em algumas feridas de nosso movimento. Ainda há quem pense que cooperativas são instrumentos de inclusão social (o que é ...
A relação comercial é composta de alguns personagens, os principais são quem compra e quem vende. E é sobre eles o que segue. Quando pensamos em um bom atendimento, logo vem à cabeça um vendedor exemplar, que conhece muito bem as características e benefícios do produto que está vendendo, que sabe exatamente as vantagens para quem compra, que conhece todas as técnicas de vendas e sabe utilizá-las de forma eficaz, levando ao fechamento da venda. Será que é isso? Antes ...
Quantas vezes já escutamos aquela máxima “não medir o bolso do cliente, pelo nosso bolso”, e sim, buscar entender as necessidades de quem estamos atendendo, faz diferença nos processos comerciais. Estava ouvindo um podcast esses dias, e uma colocação me chamou a atenção sobre as bolhas que vivemos. A reflexão presente, trazia à tona a importância de entendermos a realidade do outro, com o contexto de vida que cada um possui. O exemplo dado foi uma conversa entre o porteiro ...
Vivemos tempos da chamada “economia da atenção”. E não é de hoje. O termo foi cunhado em 1971 pelo economista, cientista político e psicólogo Herbert Alexander Simon, e aplica-se perfeitamente nos tempos atuais em que a praça (um dos p’s do marketing, lembra?), não é mais aspecto definidor, ou restritivo, do público-alvo de nossas organizações. Com a internet, inexistem barreiras. Isso significa que uma instituição financeira, com seu App repleto de funcionalidades, a bem da verdade, compete pela atenção de ...
Estar bem-preparado impacta muito na maneira como iremos desenvolver nosso trabalho e até nos relacionar com as pessoas, pois existem coisas que saem do nosso controle no dia a dia, e quando tiramos um tempo para estudar, analisar possibilidades, demonstrar nossas capacidades, passamos confiança ao outro, mesmo que algo saia do previsto nas interações. Por exemplo, meses atrás estava em uma viagem no Rio Grande do Sul - local que vamos com muita frequência atender nossos clientes – desembarcando no ...
Que o mundo está cada vez mais competitivo é fato grandemente ultrapassado. Grandes marcas, valiosíssimas, investem rios de dinheiro para tornarem-se cada vez mais ricas. A sabedoria popular simplifica a história, com a máxima que “o de cima some e o de baixo desce”, tão cantada nos carnavais de antigamente. Aí, cá estamos, em nossos trabalhos, em negócios prósperos, porém sem tanta pompa e circunstância assim. Como não se conformar com a mediocridade, alienando-se com a ilusão de que ser ...
A Cafeteira e o aprendizado do vendedor. A credibilidade é o preparo. Quando estamos preparados para um atendimento, por exemplo, sabemos os pontos mais importantes a serem trazidos para o associado - porque entendemos sua necessidade e a aplicabilidade daquele produto ou serviço. Certa vez estava eu com o desejo da compra de uma cafeteira de café expresso, ou “espresso” como diz o italiano. Mas não era qualquer máquina de café. Queria uma máquina que moesse o grão, que eu ...
A cada dia as ações e situações parecem ganhar uma velocidade absurda, até os aplicativos de mensagens possuem modo aceleração em áudios, os atendimentos telefônicos em centrais com a robotização para diminuição de custos, e em alguns atendimentos humanos, até parece que estamos lidando com máquinas pelas respostas padrão. Uma situação inusitada que aconteceu em um restaurante anos atrás, remete a esse contexto: após a refeição a atendente perguntou “débito ou crédito? A forma de pagamento” a opção escolhida foi ...
Certa vez, em conversa com uma amiga muito querida que buscava novos caminhos para a sua empresa, ofereci uns contatos de pessoas próximas que poderiam contratar seus serviços. A ideia dela era ganhar escala com o que ela já fazia muito bem, inclusive com reconhecimento do mercado. Grandes empresas estavam na lista dos seus clientes e eu pensei: vou ajudá-la com quem conheço, isso a fará avançar. Compartilhei com ela nomes e telefones, avisei os meus amigos indicados sobre a ...
Sempre me vangloriei de minha acurada visão. Letras miúdas, de longe, de perto, detalhes em cenários, defeitos em impressos. Aí, completei 40 anos e a perspectiva mudou – literal e figurativamente. Olhos cansados, desgastados pelo uso incessante de aparelhos eletrônicos, pediram arrego. Não satisfeita com o diagnóstico de hipermetropia, as anamneses vinculadas aos resultados de alguns exames encontraram um traço hereditário passível de atenção – o glaucoma. Não carrego a doença, apenas vigio as circunstâncias para devido controle e prevenção ...
Quando pensamos nos interesses e desejos dos nossos clientes, podemos aproveitar para resgatar o que achamos indispensável quando também estamos no papel de cliente e a partir deste prisma vale refletirmos, o que valorizamos nas relações comerciais: É a agilidade? O preço? O bom atendimento? O ambiente? A qualidade do produto ou serviço? A resolução de algum problema? A realização de sonhos? A exclusividade? Todos esses elementos podem impactar na escolha e preferência dos clientes e/ou cooperados na tomada de ...
Hoje, sendo associada de cooperativa de crédito e sócia de cooperativa de trabalho de educação corporativa corro o risco de achar que sempre vivi nesse movimento. É preciso resgatar as raízes, uma época em que os termos da moda corporativa fizeram – ou não – sentido. Em novembro de 2010, lembro-me muito bem, conheci o termo “Mundo VUCA”. O tal mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo parecia representar a realidade vivida na empresa e setor em que eu estava naquele ...
Começar pelo porquê é importante. Compreender o propósito, a intenção. Alinhar os afamados motivos para ação, gerando significado. Atrelar as pessoas a uma causa grandiosa. Bonito e necessário. É preciso ter propósito para alcançar a almejada autorrealização. Mas... e daí? Apenas discursos bonitos, intervenções filosóficas e abordagens inspiracionais não são o suficiente. Há de se transpor tudo isso em prática. Mais ainda: é fundamental que a prática impacte positivamente nossos associados e/ou clientes. Numa dessas andanças recentes por aí, escutei ...
Ao nosso patrono querido, Querido Padre Amstad, perdoe nossa lentidão. Foram tantos os ensinamentos deixados a nós, mas tenho o sentimento de que nossos avanços ainda estão muito aquém de sua grandiosa visão. Afinal, não restam dúvidas sobre o quão visionário foi o senhor. Um homem de vanguarda, até mesmo para os nossos tempos atuais, que construiu um precioso legado. Documentou seus próprios métodos, sendo fiel a preceitos simples, que inspiraram toda uma vida de doação e amor ao próximo ...
“Quem brilha muito atrai quem é da escuridão.” Seria uma reflexão mística na rede profissional? Não exatamente. Certo dia, de férias em uma praia bonita, dessas muitas que temos por aqui, fui surpreendida por uma empreendedora com abordagem diferenciada (dentre um milhão de abordagens apelativas e grudentas, cujo negócio, por vezes, apenas se efetivava para dar cabo à perturbação – sim, a gente ainda vê esse tipo de “técnica de persuasão”, de vencer o cliente pelo cansaço, mundo afora). No ...
Quando chega o Natal, época linda do ano, de reflexões, de casas enfeitadas, reuniões em família, comemorações e comidas gostosas, vem junto a tradição dos presentes. As entidades de pesquisa relacionadas ao comportamento do consumidor sempre divulgam os recordes, ano após ano, dos números crescentes das compras, muito potencializadas pelo e-commerce, atualmente. A reflexão vem deste tema, algumas crianças preferem dinheiro ao invés de presentes. É difícil tratar com as crianças qualquer conceito sobre educação financeira em uma única data ...
A gente tem preguiça. De quem trabalha com educação corporativa como se fosse pastelaria. Sem entender as especificidades de cada realidade. Ou, pior ainda... preguiça em dobro de quem finge se interessar pelo cenário do negócio e sai construindo diagnósticos, cuja única intenção é apontar velhos erros, problemas e defeitos, já tão conhecidos pelos demandantes – flagrantes estes que, curiosamente, são sempre passíveis de solução pelos mesmos métodos e técnicas milagrosas de sempre. A gente tem muita preguiça, mas muita, ...
O início de um novo ano para as cooperativas vem carregado de muitos desafios. Há um propósito a ser seguido e um planejamento a ser cumprido. Atingir o resultado depende da forma como seus colaboradores irão entender esta necessidade. E é aí que entram os processos educacionais corporativos. Não como algo obrigatório e cansativo, mas para tornar a estratégia real, tirar as ideias e proposições do papel, impactando diretamente nossas relações com associados e comunidade buscando novos e melhores resultados. ...
Cooperativas constroem um mundo melhor. Evidentemente, me coloco a refletir e atrevo-me a questionar tal lema. É mais do que sabido que negócios são pessoas. Cooperativas, como negócios que são, não fogem a esta regra. Pelo contrário, carregamos com ainda mais ênfase o aspecto humano – somos sociedades de pessoas que agregam capital, e não sociedades de capital que vinculam pessoas. Aí vem a reflexão. Será que são as cooperativas que realmente constroem um mundo melhor? Freire apregoa, com maestria: ...
Tenho a sensação de estarmos vivendo dias cada vez mais corridos, com o tempo passando depressa - no trabalho, em casa e em nossas relações. Será que, mesmo nesse mundo acelerado, é possível agirmos com excelência em nossas tarefas e funções? Eu acredito que sim! Dias atrás, vivi um episódio que demonstra essa prática, ao contratar os serviços de um especialista em vidraçaria e esquadrias - o Vagner (meu amigo, diga-se de passagem). Na hora marcada, ele chegou ao meu ...
“Mundo véio está mudado”. Com essa menção a Tião Carreiro, nosso presidente Marcio Lopes de Freitas introduz as boas-vindas a nós congressistas, na “Semana da Competitividade”, promovida pela OCB. Desconhecedora dessa tradição musical, fui conferir o contexto da canção. Que começa com desolação, dizendo que: “todo homem tem seu preço, todo santo tem seu dia, mundo velho está mudado de quando os avós vivia, quando a palavra de um homem mais que dinheiro valia”. Certamente, a sabedoria da cultura popular ...
Somos a Coletiva. Nascemos do desejo de realizar algo realmente contributivo ao mundo corporativo. Entendemos que a educação é o caminho para quaisquer transformações que pretendamos. Comungamos dos mesmos valores e congregamos pessoas de diferentes perfis, por acreditar que a diversidade é necessária à construção de soluções efetivas. Nas trajetórias individuais, atuamos com educação corporativa desde muito tempo. Somamos experiências e competências distintas e complementares. Nossos cooperados já atuaram no mercado financeiro, varejo, multinacionais, atendimento ao cliente, empresas de educação ...
“Nunca confio em um homem que não tem inimigos.” Nassim Nicholas Taleb Ao ler o livro “A coragem de não agradar”, de Ichiro Kihimi e Fumitake Koga, logo lembrei dos aforismos do Taleb. Habituados a buscar ser aceitos, aprovados, apreciados e reconhecidos o tempo todo (ou, ao menos, a maior parte dele), talvez percamos a espontaneidade. E a essência. Conquistar liberdade, satisfação e confiança, parece demandar boa dose de coragem para que a vida seja pautada, não em verdades convenientes, ...
Esse mês a Cooperativa Coletiva completa 3 anos de sua constituição e no mês de agosto é celebrado o dia dos pais. Por isso, refleti bastante sobre todos os aprendizados que a paternidade me proporcionou através da minha filha, e da nossa cooperativa (que levou 9 meses para sair do papel!). A "gestação" das duas aconteceu simultaneamente em 2019. E quem já acompanhou uma gestação de perto, deve ter vivido vários sentimentos que vem junto: felicidade, encantamento, ansiedade, insegurança, receio ...
Cooperativas constroem um mundo melhor – eis o nobre slogan deste que é o 100° Dia Internacional das Cooperativas ou, simplesmente, #coopsday. Evidentemente, me coloco a refletir e atrevo-me a questionar tal lema. É mais do que sabido que negócios são pessoas. Cooperativas, como negócios que são, não fogem a esta regra. Pelo contrário, carregamos com ainda mais ênfase o aspecto humano – somos sociedades de pessoas que agregam capital, e não sociedades de capital que vinculam pessoas. Aí vem ...
Um dia desses assisti ao filme - O Amor é Contagioso (Patch Adams, 1998), que conta a história de Hunter Doherty Adams ou mais conhecido Patch Adams. Após passar por episódios traumáticos e tentar tirar sua própria vida, ele resolve se internar em uma clínica, e em sua estadia nessa clínica, ele percebeu que quase nada era feito para recuperar os pacientes internados, que são tratados de qualquer forma, a atitude dos colaboradores da clínica o deixa intrigado. Um dia, ...
Liderar, por si só, é trabalho desafiante, cheio de subjetividades e nuances. Cada organização cria sua própria cultura, da qual o líder é guardião, embaixador e inspiração. Nós, cooperativistas, para além das especificidades desse contexto, carregamos uma responsabilidade adicional – honrar o histórico de nosso movimento, mundialmente regrado por princípios nobres e fundamentais. Em qualquer organização a boa liderança tem o papel de encorajar e orientar. Encorajar significa ampliar as perspectivas, mobilizar em prol de um propósito, inspirar a efetivação ...
Com essa palavra “démodé” no título, o que vem à lembrança é minha mãe dizendo: Ah, no meu tempo era assim ou assado… Leve um casaco! Observe as amizades… diga com quem tu andas e eu te direi quem és! Além de outras muitas frases que os mais experientes normalmente utilizavam para passar algum ensinamento. Depois da melancolia deste passado – nem tão distante – quero aproveitar o ensejo da palavra démodé. Você sabe seu significado? É uma palavra de ...
A lógica simplória de ter apenas duas alternativas a escolher – ser explorador ou explorado – nunca me fez bem. Mesmo em organizações ditas vanguardistas, no fim das contas, em geral, há quem lucre pela lógica mais evidente do capitalismo: a exploração mera e simples da mão de obra servil. Quando me vi em condições de não mais ter um chefe, parecia um caminho óbvio tornar-me a chefe. E isso me corroía por dentro. Ao observar o mundo, a feliz ...
Ontem, conversando com um amigo sobre o momento de vida e de carreira dele, me assustei com sua história e imaginei esse mesmo enredo na vida de milhares de pessoas, pois ele trabalhou durante 10 anos na empresa Avianca, que simplesmente encerrou suas operações no Brasil, e todos os funcionários e suas famílias foram prejudicadas por falta de recursos ou outras oportunidades (quem deles será que tinha parcela de carro, da casa, escola dos filhos ou necessidade de colocar o ...
Quem diria que esse dia chegaria tão depressa. No alto dos meus 39 anos, me enquadro na zona de indefinição. Alguns me categorizariam como geração X, outros me considerariam millenial, ou geração Y. Amigos afirmam que sou “velha de alma”, portanto fico confortável de olhar para essa nova geração sem me incluir com tanta convicção. O que talvez me ajude numa espécie de distanciamento antropológico. Os millenials são uma realidade irreversível, e já representam 50% da força de trabalho, segundo ...
Empreender um negócio é um processo árduo e solitário. Da maneira que as nossas empresas tradicionais foram pensadas, há um grande líder, investidor – de tempo, dinheiro, ideias e/ou trabalho, que, heroicamente, faz acontecer. Neste momento de crise, cabe à liderança tomar as decisões – reposicionamentos, cortes, ajustes. Claro que, à medida que as empresas se desenvolvem, mais gente acaba sendo envolvida para pensar alternativas e possibilidades – mas costuma haver “o cara”, para bater o martelo (diga-se de passagem, ...
Após 2 anos de trabalho em formato digital devido a pandemia, os encontros presenciais voltaram com tudo. Tive a grata oportunidade de conduzir 9 grupos de gestores comerciais de cooperativas de crédito, refletindo, provocando, aprendendo e ensinando sobre temas de vital importância - negócios conscientes, efetividade comercial, conexão do propósito aos negócios, centralidade do associado, entender para atender, CRM a favor dos atendimentos entre outros. Para completar, muitas trocas de ideias, experiências e vivências reais. E, falando de vivência real, ...
Algumas escolhas parecem necessárias para o nosso desenvolvimento, em momentos específicos da vida. Ao ouvir essa analogia, em forma de pergunta, nada parece muito positivo: o que você prefere ser – rabo de tubarão ou cabeça de sardinha? Nosso mal amor de nós mesmos, talvez gere essa sensação de impotência e conformismo. Nos tempos de faculdade – uma graduação em administração de empresas, em faculdade renomada – as recomendações eram sempre para o caminho da grandeza. Mesmo que para isso, ...
Sabe quando você passa por uma experiência que sente vontade de dividir com outras pessoas, para saber o que elas pensam ou se já passaram por isto? Foi o que me ocorreu um dia desses. Estava prestando consultoria temporariamente em uma grande instituição, com mais de 100 mil colaboradores e que valoriza a evolução de seus profissionais. Eu participava de todos os processos e atividades com os demais colegas desta empresa. Recebemos dias anteriores um convite de reunião com nosso ...
Talvez o que tenha chamado sua atenção foi o título determinista dizendo que seu emprego ou função já era ou em outras palavras que vai acabar. Será que isso é possível, que tantos empregos que hoje em dia estão disponíveis, daqui há alguns anos deixarão de existir e nem lembraremos como éramos dependentes deles? Você já parou para pensar se seu emprego acabar o que você fará? Analisando tantas funções ou empregos que já existiram a história nos apresenta essa ...
A Coletiva é uma cooperativa de educação corporativa. Acreditamos que é necessário atrelar os princípios do movimento cooperativista à maneira de oportunizar o aprendizado. Afinal, educação, para nós, não é uma opção, é um princípio: educação, formação e informação. Mas, reflitamos: de que forma temos educado as nossas pessoas – cooperados, colaboradores, gestores, treinadores? É sabido que, muito mais do que as palavras, o que mobiliza as pessoas a evoluírem são os exemplos. Portanto, o modo como lidamos com a ...
E se os probos Pioneiros constituíssem uma cooperativa hoje? Quais seriam as dificuldades, provações, incentivos e oportunidades? Em tempos de individualismo, aglutinar pessoas dispostas a primeiro dar, e só depois receber, seria um obstáculo inicial. Embora saibamos o quão desafiador é empreender sozinho nesse mundo de hoje, ainda assim a disposição verdadeira em se solidarizar mutuamente, seria uma bela barreira a ser superada. Em sendo uma cooperativa de trabalho, pelo menos sete cidadãos dispostos a jogar juntos, buscando o bem ...
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.” Com esse trechinho de Rubem Alves, gostaria de iniciar a minha reflexão. Quando falamos em educação no contexto cooperativista, temos a grande alegria (e responsabilidade) de encarar esse desafio não como uma opção, como uma alternativa. Ao fazer parte de nossos princípios doutrinários, a observância da realização, da efetivação da educação, é uma característica atribuída a nossas cooperativas. Não há cooperativa que não eduque – ao menos não deveria ...