loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Aprendizados coletivos. Vamos fazer juntos?

Publicado em 05/04/2022

A Coletiva é uma cooperativa de educação corporativa. Acreditamos que é necessário atrelar os princípios do movimento cooperativista à maneira de oportunizar o aprendizado. Afinal, educação, para nós, não é uma opção, é um princípio: educação, formação e informação. Mas, reflitamos: de que forma temos educado as nossas pessoas – cooperados, colaboradores, gestores, treinadores?

 

É sabido que, muito mais do que as palavras, o que mobiliza as pessoas a evoluírem são os exemplos. Portanto, o modo como lidamos com a aprendizagem é, por si só, uma forma de educar. Quais os caminhos de maior impulsionamento à evolução?

 

Sua equipe prefere abordagens lúdicas, ou as consideram, por vezes, infantilizadas? Seu time funciona melhor com sustentações conceituais, ou carece de estímulos práticos para a mudança de comportamentos? Os processos de educação em sua cooperativa estão alinhados com a nossa doutrina, ou há dificuldades para contextualização das soluções padronizadas do mercado? A educação é vista como acessório nas decisões estratégicas, ou compreendida como fator-chave

para o posicionamento do negócio? As pessoas estão cansadas de treinamentos que mais se parecem monólogos, ou têm postura participativa e protagonista nessa construção do saber? A educação é vista como perda de tempo, ou reconhecida como sustentação à busca de melhores resultados?

 

Questões necessárias, não apenas para as lideranças das áreas de gestão de pessoas, recursos humanos, desenvolvimento humano e organizacional; e outras áreas correlatas. Vivemos tempos em que toda e qualquer liderança carrega a responsabilidade essencial de ser educadora.

 

Por isso é imprescindível contar com a parceria – e a intercooperação! – de quem tem como premissa a construção coletiva das abordagens educacionais. Na Cooperativa Coletiva, nós não trabalhamos com fórmulas prontas. Compreendemos que é preciso identificar os aspectos da cultura do negócio, valorizar a sua história, entender os pontos de alavancagem para a realização de uma contribuição efetiva, que honre o legado cooperativista.

 

Somos um movimento de vanguarda, que só expandirá sua contribuição à medida que tenhamos mais e mais promotores do cooperativismo. Para tanto, a educação cooperativa se faz essencial. Isso significa ser cooperativa, para valer, em todas as suas frentes de atuação – quer seja fazendo uma venda, prestando um atendimento, realizando uma negociação, dando boas-vindas a um novo colaborador ou cooperado, orientando a gestão das finanças pessoais, operacionalizando o planejamento estratégico da organização. Em cada pequeno gesto. Em cada simples ação. Carregar a essência que nos é característica.

 

A Coletiva atua por meio da customização e coordenação de processos de aprendizagem nos negócios. Não temos “soluções de prateleira” – tudo é pensado e estruturado a partir da demanda específica de seu negócio, sua equipe, sua realidade. As linhas de intervenções educacionais trafegam por programas de desenvolvimento de equipes de negócios, lideranças, promoção da cultura e da estratégia, assim como metodologias de ensinoaprendizagem e educação financeira.

 

VEM NA MINHA

Formação para evolução das lideranças

Pprogramas de educação para a evolução de aspectos comportamentais da liderança. Escuta radical, comunicação não violenta, delegação, alinhamento de expectativas, acompanhamento de indicadores de desempenho, são algumas das temáticas comumente tratadas com a equipe de líderes. Buscando, sempre, fortalecer o amadurecimento e protagonismo das equipes.

 

CNH

Consultores de negócios humanizado

Processos de desenvolvimento de equipes comerciais, que promovem o atendimento centrado no associado e suas necessidades. Vivenciar, na prática, o desenvolvimento social atrelado ao desenvolvimento econômico. Por meio de princípios, métodos e técnicas, visamos ampliar a efetividade no fechamento de negócios, sem perder a essência operativa, jamais.

 

Disseminação de planejamento estratégico

O plano é uma parte da realização. Comunicá-lo de forma acessível e engajadora, e acompanhar a execução com instrumentos facilitadores às lideranças. Para isso, contribuímos na construção de mapas estratégicos, ferramentas de avaliação, produção de convenções de equipe, processos estruturados para identificação de competências de suporte. Fazendo acontecer, de ponta a ponta, o que foi pensado para o futuro da cooperativa.

 

Programas de educação financeira

A temática específica da educação financeira é uma necessidade premente em qualquer organização – em especial, nas instituições financeiras. Porém, este ainda é um tema tabu. É preciso abrir o diálogo sobre economia comportamental e outros assuntos complexos, mas diretamente relacionados à nossa qualidade de vida. Entender os mecanismos de tomada de decisão e obter orientações simples sobre a gestão do dinheiro. Tudo isso, de preferência, de um modo leve e descontraído.

 

COOP ATIVA

Introdução e aculturamento no cooperativismo

Não basta ser cooperado. É preciso ser cooperativo! Essa é a premissa de nossa abordagem. Compreender nossos históricos, buscando atrelar o passado de nossas origens, à urgência da cooperação nos tempos atuais. Enxergar, com clareza, os comportamentos coerentes às práticas do cooperativismo, a partir da compreensão de que cada um importa para fazer a diferença

 

CODIFICA

Formação de formadores

Através de nossa metodologia própria – pautada nos princípios do cooperativismo, compartilhamos as nossas práticas de educação. Estruturar abordagens instigantes e aderentes à realidade de cada um, visando amplificar a evolução – individual e coletiva. Transformar conteúdos técnicos em enredos provocativos e contributivos, é isso que codificamos.

 

Por Maíra Santiago, diretora-presidente da Cooperativa Coletiva