loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

A estratégia passa pela educação

Publicado em 14/12/2022

O início de um novo ano para as cooperativas vem carregado de muitos desafios. Há um propósito a ser seguido e um planejamento a ser cumprido. Atingir o resultado depende da forma como seus colaboradores irão entender esta necessidade. E é aí que entram os processos educacionais corporativos. Não como algo obrigatório e cansativo, mas para tornar a estratégia real, tirar as ideias e proposições do papel, impactando diretamente nossas relações com associados e comunidade buscando novos e melhores resultados.

 

Paulo Freire disse que: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” E é este o ponto a ser analisado nas pessoas quando passam por uma intervenção educacional: O quanto entendemos (e usufruímos disso) que somos educados pelo meio em que estamos inseridos? Como compreendemos o que precisa mudar a partir destes aprendizados para gerarmos resultados?

 

A educação corporativa, como prática do planejamento, e com o apoio da gestão, entrega o caminho para as pessoas seguirem e entenderem o seu papel neste processo, virando a chave da sua entrega pessoal.

 

Sabemos que o planejamento precisa sair do papel para ter valor, e que para isso, é necessário que se desenhem caminhos que levem ao entendimento real do que gera resultado para a empresa. Aos colaboradores precisa ficar claro que caminho devem seguir, caso contrário, o propósito não passará de um quadro na parede com uma frase bonita a ser lido pelas visitas.

 

Nós da Cooperativa Coletiva, somos uma Cooperativa de Educação Corporativa que tem como propósito “potencializar a abundância coletiva por meio da educação colaborativa nos negócios”, que traduz o que acreditamos e praticamos.

 

Programas de educação corporativa, muito mais do que engajar e motivar, precisam traduzir a prática das empresas, permitindo aos colaboradores vivenciarem aquilo que lhes provocará reflexões e mudanças de comportamento. Devem também envolver as lideranças e ajudá-las na tarefa de serem membros provocadores desta mudança, partícipes do processo e propulsores deste novo pensar.

 

Temos a certeza de que juntos, seremos mais potentes para entregar o que nos propomos. Nossos programas de educação são cuidadosamente customizados para cada cliente, temos uma metodologia própria, a Codifica, que é a base de tudo o que entregamos, as nossas formações são recheadas de muito conteúdo, atividades práticas, jogos e dinâmicas, sempre relacionadas com a realidade de quem nos contrata.

 

Com educação corporativa não se busca somente melhores resultados, é importante pensar na cultura organizacional e no quanto faz sentido para todos permanecerem agregando valor nas empresas onde estão, cada um com seu propósito e juntos por uma causa maior, comum a todos.

 

Fazer um cooperativismo de vanguarda está no nosso DNA, sendo cooperativa nos permitimos a ocupar o lugar de fala, contribuindo para construirmos juntos alternativas à vivência dos princípios, com a evolução que o mercado nos pede atualmente. Vivemos os princípios na sua essência, e os carregamos conosco nas nossas entregas, entendendo e adaptando-os a cada nova intervenção educacional.

 

Os programas que a Coletiva contribui nestes processos passam por diversos caminhos, atuamos diretamente com as lideranças, buscando seu crescimento, engajamento com os times e evolução da performance para melhores resultados, também com as equipes de negócios, trabalhando questões onde o colaborador entenda o processo da venda, perceba as ferramentas disponíveis e as utilize efetivamente no seu dia a dia. Além destes pontos, nós também atuamos com programas de educação financeira, utilizando ferramentas e conteúdos ligados diretamente à mudança de comportamento planejamento futuro.

 

Estamos em muitas frentes, mas todas com uma premissa: levar o colaborador a pensar que o associado é o centro e que os negócios devem acontecer de acordo com a sua necessidade, entendendo que a sustentabilidade e a prosperidade da cooperativa dependem diretamente do crescimento do associado.

 

Por Fernanda Chidem, diretora-secretária da Coletiva