loading Aguarde...

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.

Sobre cooperativismo, pinhões e simbolismos

Publicado em 23/08/2022

Somos a Coletiva. Nascemos do desejo de realizar algo realmente contributivo ao mundo corporativo. Entendemos que a educação é o caminho para quaisquer transformações que pretendamos. Comungamos dos mesmos valores e congregamos pessoas de diferentes perfis, por acreditar que a diversidade é necessária à construção de soluções efetivas.

Nas trajetórias individuais, atuamos com educação corporativa desde muito tempo. Somamos experiências e competências distintas e complementares. Nossos cooperados já atuaram no mercado financeiro, varejo, multinacionais, atendimento ao cliente, empresas de educação corporativa. Mas fomos todos seduzidos pela educação.

Somos idealistas. Acreditamos que a vida - a qual, necessariamente, engloba o trabalho - deva ser motivo de satisfação, alegria e realização. Nos dedicamos arduamente por esse objetivo. Entendemos que, em qualquer ambiente de negócios em que se conectem duas ou mais pessoas, lá está uma oportunidade de aprender.

Cremos na abundância. De talentos, soluções, recursos, demanda, criatividade. Se a natureza é farta, podemos nos reconectar à prosperidade que nos cabe. O mercado pode ser um ambiente de colaboração, desde que assim nos posicionemos. Acreditamos que há mais do que o suficiente para todos. Pois, como nos ensinou nossas avós: quem tem competência, que se estabeleça.

Nós somos a Coletiva. Potencializar a abundância coletiva nos negócios através da educação colaborativa é o nosso propósito.

A nossa marca

De onde buscamos inspiração para a nossa iconografia? Sendo uma cooperativa, o caminho mais óbvio, para firmar esse posicionamento, seria trabalhar com os tradicionais pinheiros. Mas, caminhos óbvios não são muito a nossa cara...

Por isso, recorremos ao “pinheiro brasileiro”. A nossa araucária é a árvore desta família que melhor se adaptou ao Brasil. Além da beleza, a araucária tem sua delícia. O pinhão! E foi dele que veio a inspiração da nossa marca.

O pinhão aberto tem aspecto de flor.

Um agrupamento de sementes, juntas e protegidas, com potencial de transformar-se em lindas novas árvores, geradoras de mais e mais pinhões. Araucária, uma espécie de gimnosperma. Achei a vida toda que este aprendizado do ensino médio me seria plenamente inútil. Feliz engano! Essa árvore, bastante rudimentar, não gera frutos. Seu nome significa "semente nua". Corajosa, enfrenta as intempéries para garantir a perpetuação. A fins de curiosidade, a evolução de maior sucesso são as angiospermas - plantas frutíferas tão conhecidas, com imensa variedade, que têm suas sementes protegidas pelo fruto. Traço um paralelo com o próprio cooperativismo... Ao mesmo tempo antigo e vanguardista, vulnerável e antifrágil. A natureza e sua abundância exponencial, como a capacidade humana de aprender.


Acreditamos no poder da cooperação

O desejo de inovar é a nossa concepção

Gostamos de observar e contestar

Sabemos fomentar bons conflitos

Para construir novas composições

Condizentes com cada contexto

Não temos medo do bom combate

Pois, para um bem maior, sabemos que contribuímos

Buscamos na diversidade a nossa completude

E estimulamos que pensamentos divergentes coexistam

Pois, quando há um propósito, nasce o consenso

Desde que se cultive a relação de confiança

Por meio da educação, congregamos conceitos

Nosso habitat é o ambiente corporativo

Consideramos cada cultura, priorizando a coerência

Para criar soluções compatíveis

Trabalhamos a ampliação da consciência

E impactamos novos comportamentos

Valorizamos as pessoas e fomentamos sua coragem

Transformando desafios em competências

Preferimos fazer tudo isso nas melhores companhias

Assim, vivemos nossas vocações com contentamento

Num convívio que compartilha a colheita
 

Por Maíra Santigo, diretora-presidente da Cooperativa Coletiva